O Samba de Cacete é uma tradição Afro brasileira da região do Alto Tocantins. Aqui vemos ele praticado na Vila da Juaba, comunidade que em sua maioria são descendentes do Quilombo do Mola, principalmente quando se fala em Cultura.
O Samba era feito tradicionalmente para animar a comunidade durante a noite toda no período dos antigos Mutirões que eram praticados no “Centro”, que é como eles chamam a Roça, a Vila fica no beira do rio Tocantins. Hoje praticam o Samba cada vez menos, porque os Mutirões não existem mais. Em outras comunidades o Samba de Cacete tem significado e ritmo diferentes na vila do Carapajó, também Cametá-PA. O Samba é feito somente no Festejo de Nossa Senhora do Rosário. O Marierrê, dias 25 e 26 de dezembro e o ritmo e repertório de canções também são totalmente diferentes. Ouvimos eles catarem sobre o Siriá, e esse é o Siriá que depois ficará conhecido nacionalmente através do Mestre Cupijo, grande maestro de Cametá e que nos anos 70 teve alguma projeção nacional, na época da rapida ascensão do Carimbó.
olá! minha critica refere-se a questão de atenção sobre a escrita, sabemos que as palavras elas podem ser interpretadas de formas distintas . Por isso, o cuidado quando utiliza-la.
por exemplo: A vila do Juaba pertence ao município de Cametá que localiza-se na região do baixo tocantins e não no Alto tocantins.