Caboclinhos de Goiana-PE

[singlepic id=115 w=180 h=135 float=left]Cidade que fica exatamente no meio do caminho entre Recife e João Pessoa, tem uma cultura tradicional não só nos Caboclinhos, mas também em outras manifestações como as Pretinhas do Congo, que será outro do Tópico do Carnaval de Pernambuco, tinham Aruenda, que era uma forma de Maracatu ou Congado, se formos mais atrás ainda, pois na cidade tem uma grande Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, Maracatus Rurais e os Terreiros de Jurema e Candomblês, mas o mais forte sem duvida são os Caboclinhos que são muitos. Eles têm uma batida bem espífica que é mais forte, mais poderosa, uma dança também mais rápida, mas devido as competições da Federação Carnavalesca de Pernambuco, estão começando a ficar muito parecidos com os Caboclinhos de Recife. Acredito que a influência e a troca de formas de fazer é natural e saudavel para a cultura, mas a imposição não é boa pra ninguém, corremos com isso o risco da padronização e todos ficarem iguais, o que pode ser negativo, pois perdem a singularidade.

[slideshow=8]
Caboclinho.Caetes.de.Goiana
[audio:https://selomundomelhor.org/PESQUISA/Caboclinhos_de_Goiana-PE-10-01-2005/MP3/Caboclinho.Caetes.de.Goiana.mp3]
Caboclinho.Caninde.de.Goiana
[audio:https://selomundomelhor.org/PESQUISA/Caboclinhos_de_Goiana-PE-10-01-2005/MP3/Caboclinho.Caninde.de.Goiana.mp3]
Caboclinho.Carijos.de.Goiana
[audio:https://selomundomelhor.org/PESQUISA/Caboclinhos_de_Goiana-PE-10-01-2005/MP3/Caboclinho.Carijos.de.Goiana.mp3]
Caboclinho.Sete.Flechas.de.Goiana
[audio:https://selomundomelhor.org/PESQUISA/Caboclinhos_de_Goiana-PE-10-01-2005/MP3/Caboclinho.Sete.Flechas.de.Goiana.mp3]
Caboclinho.Tabajara.de.Goiana
[audio:https://selomundomelhor.org/PESQUISA/Caboclinhos_de_Goiana-PE-10-01-2005/MP3/Caboclinho.Tabajara.de.Goiana.mp3]
Caboclinho.Tapuias.Caninde.de.Goiana
[audio:https://selomundomelhor.org/PESQUISA/Caboclinhos_de_Goiana-PE-10-01-2005/MP3/Caboclinho.Tapuias.Caninde.de.Goiana.mp3]

38 respostas para “Caboclinhos de Goiana-PE”

  1. Eu sou de Goiana e moro atualmente no Rio de Janeiro.Estou muito feliz em saber qu tem pessoas como voçe Alfredo que luta por esta cultura tão linda e que é tambem tão marginalizada.Até mesmo por moradores locais.Parabens mesmo continue lutando,a cuktura agradece! Felicidades

  2. Parabéns pelo trabalho e ao mesmo tempo quero dizer q vc não fugiu da realidade historica, sendo fiel ao q acontece, digo isto por quer muito q escrevem algo sobre uma cidade q não faz parte dela, geralmente distorce. Mas quero deixar aqui registrado a minha admiração a este site q tenta passar a realidade.

  3. Fico contente em saber deste espaço e comungo com você quando alerta para o perigo que representa hoje a “passarela” do carnaval em Recife. Esta homogeneização forçada poderá ser vista este ano de 2008, quando grupos de Caboclinhos de Goiana estarão abdicando, de alguns aspectos.específicos de suas tradições para ficarem adequados às normas do concurso. Este fato é muito perigoso e precisa ser tornado público e discutido com seriedade, parabéns!

  4. Parabéns não só pelo site mas também por ser fiel ao contexto histórico da cidade, disponibilizando informações verídicas da história e da cultura Goianense/Pernambucana.

  5. fico feliz em saber que os caboclinhos de goiana tem esse espaço moro em goiana e ja dancei . até porq eles são a nossa cultura e precisam de apoio porque muintas pessoas não dão muinto valor a esse tipo de cultura eu apoio porque sou um goianence multi cultural.

  6. Parabéns pelo esforço e dedicação a esse espaço que descreve a cultura popular local de uma maneira rica, verdadeira e interessante.

  7. vale cara espero que isto sirva de isnpiração para os nossos politicos que deveriam se dedicar mais a nossa cultura,pois sem apoio dos orgaos não vamos chagar a lugar algum,temos que colocar na secretaria da cultura pessoas voltadas para o assunto e não so por apadriamento,vçs sabem do que estou falando,vamos fazer uma correte forte para que isto mude,por favor olhem para as nossas raizes,temos pessoas que trabalham com tantos valores folclore e não são achadas.cultura e historia,

  8. Sou da cidade de goiana e atualemnte,moro em curitiba-PR, onde sou mestrado em filosofia e professor nas faculdade da PUCPR e UNINTER. Estou muito feliz em saber de nossa cultura.Parabéns e meus votos de felicidade.

  9. Sou professora ,em Recife no Educandario Santa Cecilia e no mes de novembro ,acontece a exposiçao cultural 2008 tema: Regiao da Mata e para representar a parte turistica de goiana- pe,preciso da apresentacao do cabloquinhos de Goiana.

  10. parabéns pelo seu trabalho ficou muito legal eu pensei que não iria encontrar nada falando sobre a cultura de goiana na internete mim ajudou bastante fiz um trabalho e tirei uma otima nota

  11. É concordo com vc!!!

    Devido a federação com todas as suas normas e regras os caboclinhos e os que fazem infelismente tem que mudar obrigatóriamente essa idéalização cultural que os passoa e tradições passadas que os seus ancestrais lhe proporcionaram, ou sejá lhe ensinaram…

    mais fico feliz por vc admirar a minha cidade…

  12. MEUS PARABENS, MEU MARIDO É DE GOIANA, E MORAMOS NO RIO, CARNAVAL 2009 ESTAREMOS AI, GOSTARIA DE SABER OS HORARIO E DIA DOS CABOCLINHOS,ELE FICOU EMOCIONADO QUANDO ACHEI STÁ PAGINA, SÓ EM OUVIR AS MUSICAS ELE CHOROU, ELE SAIU DAI PEQUENO, MAS CAREGA NO SANGUE, ESTIVEMOS AI EM 2007 NO MES DE OUTUBRO, ESTAMOS VOLTANDO NO CARNAVAL , MAIS UMA VEZ MEUS PARABENS.

  13. parabéns pelo belo trabalho!!
    sou de goiana e atualmente resido em curitiba. meu coração fica partido com tanta saudades de tudo.

  14. acredito que ja estão padronizada, é preciso proibir o regulamento que exigem o paragrafo para a desclassificação de um e titulo para outro do tal concurso que só faz modificar uma tradição de mais de cem anos.no estado onde a perda de pontos só servirá para os pernambucanos e brasileiros.

  15. eu gostei muito de ver o caboclinho de goiana eu morava ai e agora estou morando em sao paulo a 10 anos e tenho muita saudade dessa cidade maravilhosa,apesar dos politicos dai que estao acabando as melhores festas desse municipio,eu estou acompanhado todos os passo das festas da ir. um abraço,valeu pelo site

  16. Goiana, Pernambuco e Brasil esta de parabéns pela conquista mais uma vêz da ACCIPE por ter conseguido através do Assentamento Florestan Fernandes (Engº Mussumbu) e o INCRA,mais uma conquista para nossa cultura dos Caboclinhos e Índios de pernambuco e por que não a popular, estava lá uma cerimônia da doação da sede dos caboclinhos e Índios de pe.
    infelismente não estava presente pessoas do orgão competente da cultura popular para falar de um apoio necessario que tanto necessita, Mais tudo bém já é sabedor que tantos os Índios como os decendentes, os Caboclinhos vivem no anonimato.

  17. Parabéns pela percepção de despertar na comunidade e gestores a singularidade da preservação do toque tradicional dos caboclinhos de Goiana.

  18. sou da cidade de goiana. atualmente estou trab. no maranhao, e fico muito feliz em saber quer a cidade on naisci tem uma cultura maravilhosa. e um abraço para todos goianense.

  19. Cidade que fica exatamente no meio do caminho entre Recife e João Pessoa, tem uma cultura tradicional não só nos Caboclinhos, mas também em outras manifestações como as Pretinhas do Congo, que será outro do Tópico do Carnaval de Pernambuco, tinham Aruenda, que era uma forma de Maracatu ou Congado, se formos mais atrás ainda, pois na cidade tem uma grande Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, Maracatus Rurais e os Terreiros de Jurema e Candomblês, mas o mais forte sem duvida são os Caboclinhos que são muitos. Eles têm uma batida bem espífica que é mais forte, mais poderosa, uma dança também mais rápida, mas devido as competições da Federação Carnavalesca de Pernambuco, estão começando a ficar muito parecidos com os Caboclinhos de Recife. Acredito que a influência e a troca de formas de fazer é natural e saudavel para a cultura, mas a imposição não é boa pra ninguém, corremos com isso o risco da padronização e todos ficarem iguais, o que pode ser negativo, pois perdem a singularidade.

  20. ola ! eu sou de recife moro no bairro do ibura,e sou balarina de dança popular. A 4 anos faço parte de um grupo chamado zambocla tb no bairro do ibura o nome do grupo vem da mistura do negro e do indio, e nos estamos buscando novas fontes de aprendizado e evidentemente é possivel observar a magnitude do trabalho de vcs buscando sempre exaltar as raízes.Assim venho parabeniza-los e dizer q tenho interesse em assistir a um ensaio de vcs é possivel ?
    aguardo resposta…
    Atenciosamente Laysa Borges

  21. È muito legal ouvir e ver essa cultura que é uma das melhores do pais. Caboclinhos uma riqueza e um bem material sem igual. E um abraço todo especial ao Caboclinhos Carijós que é um dos melhores do Brasil.

  22. Cara, me amarrei no caboclinho eu morava na rua das quintas perto de uma casa que eles ensaiavam sei que o sr. que comadava tinha uma porção de filhos eu me lembro que era Ramo bocão e Zé Bimbão.Mais o que me deixou triste foi a beira do rio continuar a mesma coisa ou pior de quando eu sai dai a 45 anos atras.Eu acho que os politicos dai são uma cambada de vagabundos.Abraços aos Goianenses sofredores.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *