Maracatu Patrocínio do Brejão dos Negros – Brejo Grande-SE

Maracatu Patrocínio que fica no povoado Brejão dos Negros, na cidade de Brejo Grande-SE, fica localizado a 5 Km da foz do São Francisco. Tem caracteristicas únicas como Maracatu e como tradição cultural, não tem nenhuma aparente relação com o Maracatu Pernambucano, claro que os personagens são comuns, mais isso vem das Cortes de Coroação de Rei e Rainha Congo.Isso nos mostra que o Maracatu foi e ainda é muito mais amplo que pensamos, além das tradicioanis baianas, o Maracatu tem soldado, padre, noivo e noiva, tinha mateus e Catirina, Seus tambores são tocados com as mãos não com baquetas e tem uma Cuica, como a maioria das manifestações culturais de Sergipe. Com certreza essa tradição é centenária. Esse povoado é região de remanescentes de quilombo.

17 respostas para “Maracatu Patrocínio do Brejão dos Negros – Brejo Grande-SE”

  1. sou de brejao dos negros e tive o prazer estar no meio deles ai na praça da matriz com alegria de ver muu povo alegre feliz este costume esta dança nao pode acabar como e lindo ver brejao dos negros diferente bonito com problemas sim mas gente alegre respeitosa hospitaleira voce que e de brejao va ver sua terra ela ta linda nos enche de orgulho

  2. Acabei de descobrir esse site. E que grande descoberta !
    O maracatu é sem dúvida a linguagem mais ampla das manifestações populares. Nos cortejos mais antigos,nos tempos de D.Santa (Nação Elephante), se tocava de tudo. O que menos importava era o tipo de instrumento para acompanhar a manifestação.A orquestra era composta, além de tambores, caixas e ganzás,também de triângulos, pandeiros,onças e tudo mais que produzisse som.
    Onça é uma espécie de cuíca de som muito grave(imitando o rugido de uma onça). Usada em várias manifestações afro-brasileiras, dentre elas : maracatu rural, boi de maranhão…
    É um dos instrumentos, dentre outros, que o músico toca nesse vídeo.
    Mais um tipo de maracatu que eu desconhecia.
    Nós brasileiros somos milionários se tratando de cultura.É uma pena que poucos sabem disso .
    Parabéns a todos que alimentam e mantém viva a nossa herança cultural !

    Um grande abraço,

    Mônica Santos
    Percussionista e Arte-educadora – SP

  3. Sou neta do Sr. Cajuza, moro em São Paulo, realmente o Brejão é muito lindo, todo seu povo é maravilhoso… Que está tradição nunca acabe.

  4. Sou neta do Sr. Cajuza, moro em São Paulo, realmente o Brejão é muito lindo, todo seu povo é maravilhoso… Que está tradição nunca acabe.

    Bjos…

  5. Como e bom ver nosso povo levando alegria pelo mundo Cleudiane Bispo voce e histoiradora de brejoa moça valente determinada por favor mande algum e.mail ou vidio do nosso maracatu de SR Adauto hi de brejao e nossa gente loco que puder estarei hai com meu povo

  6. Fabiana gonsalves somos da mesma familia }familia santana do patriarca Manezinho e vo lidia e pedro major seu avo meu pai era ZE LITO grende vaquiro comseu companhiro salabo na fazenda betateira o brejao ta lindo o povo vive melhor os jovens tem aonde estudar tem o projeto midia jovem hum trabalho muito bonito nas comunidades jovens de sergipe

  7. estou procurando povo de ZE DO MUNDO sou filho de ze lito neto de Manezinho e LIDIA estamos nos conhecendo e divulgando nossa terra isto i muito bonito a gente se conhecer divulgar nossa terra nossagente com amor determinaçao pois foi hai que nascemos e temos nossas raizes como e bom saber noticias de brejao a internet ta ai pra nos ajudar e so acessar depende de nos

  8. Nossa, fico feliz ao saber que o maracatu de minha avó está tão conhecido, – para os que não sabem, sou neta de D. Lila, mestra do Maracatu Patrocínio do Brejão, – são muitos anos de luta para isso acontecer. Agradeço muito a Deus, por ter nascido em uma família tão abençoada.
    Beijinhos!

  9. Gosto muito desse lugar sou filho de João José de Santana ,neto de Manezinho e Lidia.Gostaria de entra em contato com os meus primos.

  10. estive em brejão e achei show de bola local magnifico,tenho irmão lá, Fabiano Agentino,Juan,local abençoado por Deus
    não sabia que o brejão tinha maracatu
    ai nao tinha tido a oportunidade de ver essa cutura
    mais uma das belas coisas da nossa terra sergipe
    salve brejão

  11. Eu nasci neste lugar, lembro quando minha mãe Maria casada com meu pai Ernandes ouvia o som da cuica na porta da casa do seu Adalto e logo dançava. Eu achava graça e a imitava também.
    Moro em SP desde os 12 anos, quando posso ir ao Brejao para visitar minha família eu gosto de viver como as pessoas de lá, meu coração se alegra com a simplicidade e com a alegria das pessoas.
    Quando estou no Brejao e ouço o som do maracatu do seu Adalto eu começo a dançar também ( minha mãe fica rindo ) apesar de não saber dançar , mas entro no ritmo da batida e no repertório das cantigas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *