MM0028 – Maracatu Rural Cruzeiro do Forte – Recife – PE (2014)

Acesse nossa Loja Virtual para a adquirir o disco físico.

Este é o 2º lançamento do Selo Mundo Melhor sobre o Maracatu Cruzeiro do Forte de Recife, Pernambuco. Esta comunidade tem uma tradição única, aclamada pelo Carnaval de Pernambuco e reconhecida como cultura brasileira. O primeiro álbum do Cruzeiro do Forte – Clube Carnavalesco Misto foi lançado em 2004, lançando o Selo Mundo Melhor naquele ano.

Neste disco, além do martelo (ritmo encontrado no maracatu rural), também temos a marcha o qual o Cruzeiro do Forte toca um pouco mais lento do que outros maracatus. O Galope soa meio samba, meio marcha e macumba, um ritmo de maracatu apenas realizado pela comunidade de Torrões hoje em dia. Fundada em 7 de setembro de 1929, o Cruzeiro do Forte é o mais antigo maracatu rural em atuação de Recife e Pernambuco.

Outra singularidade do Maracatu Cruzeiro do Forte: as mulheres são guardadores da tradição e da história. Dona Neta, rainha do Maracatu desde os anos 1980; Ceiça, baiana, atual presidente e filha da ex-presidente Dona Netinha; Mãe Dalva, a rainha mais velha, filha de Matias Batista, um dos fundadores. Essas senhoras, juntamente com as demais senhoras da comunidade, são guardiãs de suas tradições. O álbum compila a música antiga e nova do Cruzeiro do Forte, buscando evidenciar a imensa riqueza e beleza neste Maracatu.

Acesse nossa Loja Virtual para a adquirir o disco físico.