MM0009 – Afoxé Oyá Alaxé (2008)

Este é o CD do Afoxé Oyá Alaxé, entidade social, educativa e cultural afro-religiosa da cidade do Recife (PE) e o nono lançamento do selo Mundo Melhor. Cremos que os Afoxés, que são “Candomblés na Rua” possam ajudar a minar o preconceito para com as religiões afrobrasileiras, Candomblé, Umbanda, Xangô, Jurema e todos os nomes que existem pelo país e no caso de Recife, o Candomblé de nação Nagô. Para os membros do grupo viver Afoxé é muito mais do que pensar em entretenimento cultural, significa uma forma de luta do Povo Negro Organizado contra o racismo e o Afoxé é uma ação afirmativa.

O Culto aos Orixás (Candomblé) é uma das formas mais antigas de um povo se comunicar com seus deuses e o sagrado do nosso planeta. As religiões afrobrasileiras são todas fundadas na significação que seus deuses – os Orixás – simbolizam elementos da natureza e dessa forma é extremamente ecológica, afinal como sujar um rio que é um dos deuses cultuados, como desmatar a mata que simboliza um deus.

São valores que prezam pelo ser humano e estão a todo momento se conectando com o sagrado e a natureza, coisa difícil nos dias de hoje, onde cada vez mais vivemos num materialismo desenfreado e esquecendo da espiritualidade. E principalmente nos dias de hoje, onde vivemos uma grande onda de crescimento das igrejas evangélicas que pregam uma verdade única e se olharmos mais atentamente veremos que religião é a forma de cada povo se relacionar com o Sagrado e por isso temos muitas religiões como temos vários povos.

Os Afoxés nos lembram a força do povo africano, que roubado de sua terra como escravo, conseguiu recriar as suas tradições em terras brasileiras sob a pior situação que o ser humano pode ser colocado – a escravidão – e hoje lutam contra o preconceito que a sociedade brasileira impõe ao povo negro e sua cultura, muitas vezes pessoas praticam esse preconceito sem ter consciência, infelizmente o preconceito tornou-se quase uma regra, devido a história de opressão do nosso país. As religiões afrobrasileiras significam uma forma de luta do povo negro contra esse preconceito. Esperamos poder contribuir nessa luta de esclarecimento, valorização e reparação do povo negro e sua cultura, pois assim poderemos cada dia caminhar para um Mundo Melhor.