MM0011 – Banda de Pife Princesa do Agreste de Caruaru – PE (2009)

Acesse nossa Loja Virtual para a adquirir o disco físico.

As Bandas de Pife, Zabumba, Esquenta Mulher – entre outros nomes como são conhecidas – foram a formação musical mais importante do interior do Nordeste por um longo tempo e perderam a função social para outras músicas, principalmente a partir do surgimento da cultura de massa, mas em cidades pequenas e vilarejos elas ainda são importantes para a comunidade, tanto para a realização da música religiosa quanto para a diversão.

 

Em alguns casos, a “Banda de Pife” tomar fortes valores artísticos – o caso da Princesa do Agreste. Esses grupos são muito variados de acordo com a localidade, como no Nordeste estão em todos os estados. A banda baiana é muito diferente de uma de “Banda Cabaçal” do Ceará, e é extremamente importante que as pessoas continuam a existir, para que os nossos eventos culturais continuar. O registo e divulgação podem ser uma maneira de apoiar e ajudar, desde que se garanta que os lucros retornar ao povo que a produziu.

 

Biu do Pife, músico experiente na música de Caruaru e no Nordeste, 50 anos de carreira em 2008. Gravou em 1976, com acompanhamento Jackson do Pandeiro, e foi por 20 anos à frente da Zabumba Cultural de Caruaru, onde gravou dois LPs. Cradle traz essa tradição: seu pai já era um jogador e Pife construtor em bezerros, sua cidade natal em Pernambuco rural, cerca de 107 km do Recife. Músicos tão brilhante como Biu, Toinho, Maurício José, Gerson, Vitorino e Ari também são excelentes e experientes. A dinâmica e as interpretações estão cheios de momentos de grande virtuosismo. Este ainda é o CD 1 de tudo o que vem em sete anos, quando foi fundada por Biu. Nenhum deles vive da sua música. Esperamos com este CD levar um pouco dessa cultura maravilhosa e foi especialmente Pife Caruaru brasileira, berço de grandes artistas, não só Pife, mas todas as artes.

Acesse nossa Loja Virtual para a adquirir o disco físico.